Herdade do Peso: vinhos portugueses seguem imbatíveis
- Lulu Peters
- 10 de jun.
- 2 min de leitura
NO quesito custo/benefício, já sou fã e consumidora assídua de vinhos portugueses. Os rótulos da Herdade do Peso, apresentadas pelo simpático e premiado enólogo Luiz Cabral, certamente entraram no meu radar.

Em um almoço com outros jornalistas e influenciadores do mundo do vinho, pude descobrir esses rótulos, distribuidos pela Zahil.
De vinhos brancos frescos e cítricos como o Sossego, até versões mais estruturadas, como Revelado, além de tintos com a uva Alicante Bouchet, entre outras castas, pode anotar a listinha:
Sossego: O nome “Sossego” sugere o estilo de vida alentejano: dar uma pausa para sentir a singularidade da região. Feitos nas versões branco, tinto e rosé, os rótulos da linha Sossego são leves, frescos, frutados e fáceis de agradar. Com uma surpreendente acidez frutada, achei um rótulo perfeito para os dias de calor brasiliense! Fácil de agradar e de degustar!
Trinca Bolotas: O nome “Trinca Bolotas” faz referência ao porco alentejano, símbolo da região, que se alimenta preferencialmente de bolotas, frutos das árvores de sobreiro, de onde é extraída a cortiça para a produção das rolhas. Os rótulos Trinca Bolotas são plenos de aromas típicos da região, vibrantes e muito gastronômicos, ideais para experiências de consumo descontraídas.
Revelado: O nome “Revelado” remete às características da região Vidigueira que ficam relevadas na taça. A linha é composta por blends que revelam diferentes solos, parcelas e castas de forma a traduzir a essência do seu terroir de origem. O vinho é elaborado com as castas Alicante Bouschet, Touriga Nacional e Syrah. É um bom exemplo da qualidade dos vinhos da Herdade do Peso, que se destacam pelo seu terroir único e pela dedicação à produção de vinhos equilibrados e elegantes.
O rótulo conecta a tradição com a inovação ao unir riqueza de sabores com as notas especiais provenientes do envelhecimento em barris de carvalho.
Parcelas: “Parcelas” é um vinho elaborado a partir do elevado conhecimento dos vinhedos. A cada safra, ele é o resultado de um blend das uvas das melhores parcelas dos vinhedos da vinícola, que são vinificadas em baixa intervenção. Elaborado com as castas Alicante Bouschet (que eu adoro), Petit Verdot e Syrah, o vinho amadurece por 12 meses em barricas de carvalho. É um autêntico exemplar alentejano de grande complexidade aromática, poderoso, de taninos firmes e frescor equilibrado. É um dos ícones da vinícola e de Portugal.
Comentarios